Do alto do Cerro...

...seculos de história indígena te contemplam e, ele, Nheçu, foi um dos primeiros líderes a perceber os problemas que a aculturação branca trazia para o continente de Nuestra America del Sur!

domingo, 28 de agosto de 2011

Dia do Índio = Dia de Nheçu

O Dia do Índio foi criado no Brasil pela Lei no 5.540 no ano de 1943 por Getúlio Vargas, sendo a data escolhida o dia 19 de abril para ser comemorado em todo o continente americano, durante reunião do 1o Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido no México em 1940.

Nesse dia são realizadas em muitas escolas e entidades amigas indigenistas, palestras, apresentados cantos e peças teatrais, e degustados pratos típicos da culinária primordiais.

Em Roque Gonzales, teríamos algo mais a dizer, por causa do líder Nheçu, que aqui mantinha a base de sua tribo, trazendo do Salto Pirapó a alimentação por meio da pesca de peixes e do Cerro do Inhacurutum, o ponto de concentração da força da tribo guarani na região.

Uma curiosidade a respeito da logística nheçuana está nas distâncias a serem percorridas por seus guerreiros, os famosos 20 quilômetros (um dia de caminhada acelerada na mata), 50 (dois dias) ou 70 quilômetros (três dias), onde tendo o Salto Pirapó como base, se enxerga o pico do Cerro do Inhacurutum e de lá, se abrange o Rincão Vermelho, que é onde provavelmente foram realizados os primeiros passos do Padre Gonzales em terras gaúchas e, mais além, Caaró, ponto máximo da revolta e ira nheçuana.

Aliás, é durante o inverno de 1628 que ocorrem as atividades da rebelião de Nheçu. Enquanto o frio gelava as madrugadas da região nheçuana, fervilhavam na mata os ideais de volta aos cultos e modo de vida ancestral.

Nheçu teve seu império aqui, nestas terras vermelhas, e roxas, nos anos de 1620, tendo entrado para a história com o martírio infligido aos Três Mártires Jesuítas, os padres Afonso Rodrigues, João de Castilho e Roque Gonzales, em 1628.

Sua atitude foi um ato de reação à aculturação imposta pelo Império Espanhol, através da Congregação Inaciana, que eram os soldados de Cristo à procura da conversão de almas “selvagens”, sendo que até então, os índios não tinham alma e, por causa de recente Bula Papal, buscava-se sua conversão ao cristianismo.

Observe-se que toda essa conjuração de Nheçu, não foi combatida pelas armas dos soldados da Espanha, mas sim por índios convertidos, e cooptados, à nova fé.

Muito dessa história ainda está por ser dito, no resgate da cultura autóctone que se procura fazer por meio de historiadores.

Por João Weber Griebeler – escritor


Nenhum comentário:

Postar um comentário